Estudantes do campus de Monte Carmelo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desocuparam o prédio da reitoria na noite desta terça-feira (7), em Uberlândia. O grupo, que estava acampado no local há cinco dias, saiu após entrar em acordo com o reitor e a pró-reitoria da universidade. Entre as reivindicações, estavam melhorias para o campus.
Segundo a aluna do curso de Engenharia Florestal, Natalia Candido, as demandas dos estudantes foram acatadas pela reitoria depois dos alunos terem enviado uma contra resposta às propostas apresentadas pela universidade.
Conforme Natalia, foram criadas comissões para fiscalizar todo o processo de licitação das obras anunciadas pela reitoria no campus de Monte Carmelo. Além disso, salas vazias serão remanejadas e, conforme anunciado na reunião pela reitoria, o problema com a falta de professores e laboratórios será resolvido.
Ainda segundo a aluna, na próxima sexta-feira (10), os estudantes dos cursos de Engenharia Florestal e Geologia vão se reunir no campus para discutirem questões relacionadas às mudanças nas grades horárias e curriculares, além de outras demandas consideradas urgentes. Já no dia 22 deste mês uma comissão de alunos participará de uma reunião com o Ministério da Educação (MEC) em Brasília.
Ocupação estudantil
Depois que os alunos ocuparam o prédio em Uberlândia, o reitor, vice-reitor e pró-reitores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniram, na tarde da última quinta-feira (2), com um grupo e uma proposta foi feita aos estudantes. Eles passaram a noite acampada no prédio da reitoria para avaliar as respostas dadas às reivindicações.
Segundo a assessoria de imprensa da universidade, os pedidos são dos alunos dos cursos de Geologia e Engenharia Florestal, do campus Monte Carmelo, em relação à necessidade de laboratórios, contratação de professores, pavimentação das vias internas do campus, tratamento de água e a criação de um Restaurante Universitário (RU).
Fonte: G1